Exames Médicos Clínica Fresz
Exame de Eletrocardiograma
O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista.
O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. Ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos.
Exame de MAPA
MAPA é uma sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Isso significa que o exame é uma forma de aferir a pressão arterial de um paciente, para monitorar oscilações e picos que podem indicar hipertensão.
O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. Ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos.
O exame geralmente é feito durante 24 horas, para que o médico tenha dados da pressão arterial do paciente enquanto dorme e enquanto executa suas tarefas diárias.
Exame de holder
O exame holter é um exame complementar utilizado para a avaliação da presença de arritmias cardíacas, tanto taquicardias como bradicardias. Assim como no MAPA, o paciente ficará por um dia inteiro com um monitor portátil.
O aparelho utilizado para o exame é acoplado ao peito do paciente e registra a atividade elétrica do coração por 24 horas seguidas. Ele recebeu esse nome em homenagem ao seu inventor, o cardiologista Norman J. Holter.
Teste Ergométrico
O teste ergométrico avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Você começa caminhando em uma esteira parecida com as de academia, que aumenta de intensidade gradativamente.
A partir de eletrodos colocados no corpo, é possível entender como o coração reage a uma atividade física. E também dá para notar a presença de dores no peito que não apareceriam se o coração estivesse em repouso.
Exame de Audiometria
A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.
O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente.
Teste da orelhinha e olhinho
O Teste da Orelhinha possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. É um exame feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, é indolor, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.
O Teste do Olhinho pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas. O diagnóstico precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e garantir o desenvolvimento normal da visão. A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo médico logo que o bebê nasce.
Planos de Saúde
Planos que aceitamos: Appai, Assist, Amil, Caixa Saúde, Capesesp, Geap, Gama Saúde, Allianz, Intermédica, Notredame, Unimed, Memorial Saúde, Nuclep, Postal Saúde, Real Grandeza, Serpro, Omint, Bradesco, Sompo Saúde, Mediserv e Plan-Assiste. Consulte se especialidade tem cobertura pelo seu convenio pelo telefone ou WhatsApp.